Sonntag, 12. April 2009

17o e 18o Dias - Burgos - Hornillos del Camino

Em Burgos aproveitamos para ficar uma noite a mais, considerando que nossas bolhas já estavam incomodando. Infelizmente - ou felizmente, visto a precariedade do albergue antigo - não pudemos ficar no albergue mais uma noite, e fomos obrigados a procurar um hostal no centro. O dia foi mais uma vez foi chuvoso, mas tivemos um bom dia de turistas: almoçamos num bom restaurante - mas nada caro - e passeamos pela cidade. Fui até a Cartuxa de Miraflores, numa caminhada de 7 km ida e volta. Vale muito a pena. Depois fiz o tour completo na catedral, que vale cada centavo.

No dia seguinte partimos. O Caminho passa pelo parque onde fica o antigo albergue, e ao lado - algo que os hospitaleiros mui inteligentes não puderam dizer - fica o Monastério de Las Huelgas, também muito interessante. (Ou seja, há três locais de extrema beleza e história em Burgos: a Catedral, a Cartuxa e esse Monastério. Só por esses, vale a pena enfrentar as dificuldades de Burgos, e quem "salta" essa etapa é no mínimo ignorante, no sentido cultural.) A manhã foi de chuvisco, até parecia garoa paulista.

Não muito adiante há uma boa confusão de sinalização, devido à construção do viaduto da Autovia Camino de Santiago, que ironicamente passa exatamente por cima do antigo Caminho. Há de se fazer desvios, passar por debaixo de dois túneis sob rodovias e depois por debaixo do grande viaduto da Autovia para finalmente chegar na estrada que leva a Tardajos, onde há um cruzeiro antigo, um albergue municipal e bares e padaria.

Não muito longe, Rabé de las Calzadas também conta com um albergue privado. Faz-se útil uma parada aqui, pois depois há um trecho relativamente longo até Hornillos, entre campos e pasto de ovelhas, e ainda os famosos montinhos de pedra feitos pelos peregrinos. Avista-se Hornillos do alto de uma forte descida, portanto cuidado. Hornillos é uma cidade itinerária, desenvolvida ao longo do Caminho. O Albergue é muito bom, e se enche ainda há uma casa da prefeitura com 20 camas. Vale a pena visitar a Igreja também.

Segue o mapa do trecho, porém cabe ressaltar que um ano depois o trecho de travessia da Autovia deve ter sido alterado.