Samstag, 25. April 2009

20. Dia - Castrojeriz - Boadilla del Camino



A esta altura do campeonato, já havíamos aprendido que para fugir da fúria dos “turigrinos” (turistas travestidos de peregrinos) deveríamos, sempre que possível, fazer etapas diferentes daquelas descritas nos guias mais comuns. E a escolha por Boadilla Del Camino como etapa final foi justamente por isso, e por contar com bons refúgios.

A partida de Castrojeriz é triste, pois a cidade tem um clima tranqüilo, e deixamos para trás uma excelente pessoa, Juanjo. Logo se vê a subida a enfrentar, com certeza o mais difícil do dia. A subida se dá devagar, mas constante. Lá no topo, vemos Castrojeriz ainda a emergir da neblina. Do outro lado, no horizonte, os já comuns moinhos de energia.

A descida, logo em seguida, é perigoso, pois há muitos pedregulhos. Depois disso, só caminhamos no plano. Há de se provimentar em Castrojeriz, pois haverá apenas uma cidade até o final, com possibilidade de alimentar-se, em Itero de La Vega. Antes desta cidade, cruza-se uma antiga ponte românica, construída na época de Alfonso VI, sob o rio Pisuerga, fronteira entre a província de Burgos e Palencia, a qual adentramos trás deixar um marco. Ah, e digno de nota é a capela de San Nicolas, logo antes da ponte, onde, segundo meu guia, no verão torna-se um refúgio de peregrinos.

Seguimos direto a Itero de La Vega, na chamada Terra de Campos, para uma provisional parada para un café con leche. Em seguida, continuamos, sabendo que teríamos quase 9 km diretos, sem possibilidade de parada. E o sol estava pegando. É a Terra de Campos no seu esplendor: um caminho seco, de pedras, sem sombra nem fontes d’água. Há que se cuidar. Mas chegamos inteiros em Boadilla, e ficamos no Albergue “Em el Camino”, muito bem cuidado e grande, com jantar e enorme jardim, com direito à estátua de peregrinos. Fica ao lado da enorme igreja, onde também há um enorme “rolo”, um obelisco medieval onde era colocada as leis da cidade.



Visualizar Castrojeriz - Boadilla del Caminho em um mapa maior

Keine Kommentare: